Projectos das Pastagens 2009-2012 e 2011-2014


Os agricultores que procedam à instalação e manutenção de Pastagens Permanentes Semeadas Biodiversas Ricas em Leguminosas (PPSBRL) terão ao seu dispor uma remuneração pelo sequestro de carbono.


Projectos das Pastagens 2009-2012 e 2011-2014

 

O Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono pretende remunerar os agricultores pela prestação do serviço ambiental de sequestro de carbono em novas áreas de Pastagens Permanentes Semeadas Biodiversas Ricas em Leguminosas (PPSBRL) dedicadas à produção animal em regime extensivo. Este sequestro será contabilizado a favor de Portugal no Protocolo de Quioto.

 

As PPSBRL têm vindo a ser alvo de estudos anteriores que provam a sua maior produtividade e eficácia no sequestro de carbono. Resumidamente, a descrição do projecto é a seguinte. São elegíveis todas as PPSBRL a instalar em 2011 e em 2012. O agricultor segue determinadas obrigações é, então, remunerado pelo sequestro, respectivamente, por 3 e 2 anos, tendo que cumprir os requisitos previstos no contrato até ao final 2014. O valor total do apoio aumenta se mais agricultores aderirem.

 

Existem várias partes envolvidas no presente projecto. Os agricultores são apoiados ao longo de todo o processo por entidades associadas à Terraprima. O apoio técnico é prestado no terreno, indo desde a operação de sementeira à manutenção dos pastos ao longo do período do projecto. A cada agricultor é também atribuída uma entidade que o auxilia em todos os processos administrativo. 

O período de contratação das pastagens instaladas em 2012 decorrerá entre 1 e 28 de Fevereiro de 2013, junto de uma das entidades de apoio administrativo (EAA) parceiras da Terraprima. Em anexo encontra-se uma lista de onde deverá escolher a que o vai representar e posteriormente agendar junto da mesma a entrega da documentação.

 

Nota:A ACBM é também entidade prestadora deste Apoio e não é necessário ser associado.