Por uma agricultura mais sustentável


Conselho de Agricultura e Pescas da UE de 14 a 15 de Maio


Na terça-feira 15 de Maio, o  debate do Conselho vai concentrar-se em como garantir uma produção agrícola europeia mais verde (greening).

"É minha ambição que os ministros da Agricultura da UE concordem em soluções verdes que não sejam apenas palavras no papel, mas soluções da vida real que possam ser vistas no terreno. Não há dúvida de que o futuro e os empregos futuros se encontram numa produção amiga do ambiente. Mas também não há dúvida de que temos de encontrar soluções que respeitem as diferenças na agricultura europeia", diz a presidente dinamarquesa, Ministra da Alimentação, Agricultura e Pescas, Mette Gjerskov.

A proposta da Comissão sobre greening sugere que 30 por cento dos pagamentos directos dependam de três requisitos verdes:

  • Agricultura que ultrapassar três hectares deve ter pelo menos três culturas diferentes
  • Exigência de pastagens permanentes
  • Sete por cento da terra agrícola em cada exploração deve ser reservada para faixas de protecção, paisagens características e outras áreas onde os ambientes naturais sejam priorizados.


Os debates do Conselho sobre as as reformas da pesca e agrícola são abertos ao público e podem ser acompanhados on-line com tradução em português aqui  (usar Internet Explorer)

Fonte: http://eu2012.dk/en/NewsList/Maj/Uge-19/Pre-AGRI