Papel ACBM/SNIRA


Papel da ACBM
Cabe à Associação, na qualidade de entidade gestora do Livro Genealógico da Raça Mertolenga, validar na base de dados do SNIRA a raça dos vitelos inscritos em Livro de Nascimentos.

A ACBM recebe diariamente as notificações com as identificações dos animais cujo nascimento é registado com indicação de raça pura no Idigital

As instruções do formulário de registo de nascimento de bovinos - disponível para todos os utilizadores (beneficiários, entidades protocoladas, e serviços oficiais) são as seguintes:

Destina-se ao preenchimento dos dados no bovino a registar.Está dividido em duas partes distintas, um registo geral e um registo específico.

Registo Geral

O registo geral está disponível para todos os utilizadores (beneficiários, entidades protocoladas, e serviços oficiais).

Neste campo procede-se ao registo:

Identificação do bovino – Campo obrigatório – registo da marca auricular do bovino
Identificação do bovino (IDE) – Campo facultativo – identificação eletrónica do animal
Data de Nascimento – Campo obrigatório – Está disponível um calendário para o efeito. Tem de ser menor ou igual à data atual. O beneficiário e as entidades protocoladas, apenas podem registar animais até aos 60 dias entre a data de nascimento e a data de comunicação. Após este prazo. os nascimentos só podem ser registados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Data de Identificação - Campo obrigatório – Está disponível um calendário para o efeito. Tem de ser menor ou igual à data atual e maior ou igual à data de nascimento.
Identificação Particular – Campo facultativo – preenchimento livre
Identificação da Mãe – Campo obrigatório – A mãe tem de estar registada no SNIRB, ativa na exploração à data do parto. Tem de respeitar o intervalo entre partos (270 dias) e ter uma idade superior a 15 meses. Tem de ser do sexo feminino.
Sexo – Campo obrigatório. Disponível uma lista de valores.
Raça – Campo obrigatório, Disponível uma lista de valores.


Cor/Pelagem – Campo Obrigatório. Disponível uma lista de valores.
Identificação do Pai – Campo facultativo. Não é obrigatório estar registado no SNIRB. A estar registado no SNIRB tem de ser do sexo masculino.
I.A. – Inseminação artificial – Campo facultativo
T.E. – Transferência de embriões – Campo facultativo – Quando preenchido fica disponível para preenchimento o campo “Identificação da Mãe dadora”
Identificação da Mãe Dadora – Campo de preenchimento facultativo. Fica disponível quando o campo T.E. está preenchido. Não pode ter identificação igual à da mãe.
Agente Identificador – NIF do Agente identificador- Campo pré preenchido.
Exploração do Agente Identificador – Exploração do agente identificador. Campo pré preenchido
Tipo de Parto – Campo obrigatório – Disponível lista de valores
Tipo de Nascimento - Campo obrigatório – Disponível lista de valores
Pedido de Raça Especial – Campo facultativo. Deve ser preenchido caso haja intenção de registar o animal com uma raça especial. (A raça especial apenas pode ser registada pelos utilizadores de postos de raça especial)

Raça especial – Este campo apenas fica disponível se o campo “Pedido de Raça Especial” estiver preenchido. Neste caso é um campo de preenchimento obrigatório e tem disponível uma lista de valores.

 


"

Assim sendo a ACBM enquanto Gestora do LG (posto de raça especial Mertolenga) recebe diariamente (desde o inicio de 2017) as notificações com as identificações dos animais cujo nascimento é registado com indicação de raça pura, para posterior validação da raça. Assim é validada a raça aos animais de detentores aderentes aos LG, de acordo com as normas.